sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A POESIA NA ESCOLA - mini curso do 6º SEL

6º Seminário de Educação e Leitura – 6º SEL
UFRN – CCSA – Período de 09 a 12/11/210
Local: Hotel Praia Mar
MINI-CURSO Nº 7 – POESIA NA ESCOLA
Ministrante: José de Castro (Escritor)

MINI-CURSO
O mini-curso POESIA NA ESCOLA contou com a participação de professores do Rio Grande do Norte 
(Natal, Goianinha, Mossoró) e de outros estados (Paraíba, Mato Grosso). Além dos conceitos de criatividade, trabalhou-se com a gramática da fantasia de Gianni Rodari, foram vistos os valores de Italo Calvino para a literatura, adaptados à educação,  e foram feitos exercícios de criação de poemas variados, incluindo acrósticos, tautogramas e poetrix. Foram feitos exercícios de como produzir com alunos poemas rimados, através de dinâmicas. Estudou-se a importância da poesia como ferramenta dinamizadora da sala de aula. Houve uma preocupação em se valorizar o que a poesia pode melhor fazer na escola: trazer alegria, beleza e emoção. A paixão de aprender brincando, de forma alegre e divertida, com muito prazer. 

A partir da metáfora da “pedra no pântano”, de Gianni Rodari, os professores produziram acrósticos com a palavra PEDRA. Muitas “pedras-poemas” foram atiradas no “lago da mente”. Seguem-se alguns dos poemas criados. 
 
ACRÓSTICOS 

Paixão
Era
Danada de
Raíssa e
Amadeu.
(Francisca Sirino/Natal/RN)

Posta
Embaixo 
Da 
Rua
Asfaltada
(Selma Tintino – Mossoró/RN)

Por tudo o que já vivi
Estou mais experiente
Diria, não é tão fácil
Recomeçar novamente. 
Ah! Tudo de novo... 
(Rariosvaldo Oliveira – Natal/RN)

Preocupação com monografia,
Estágio, relatórios
Durante a graduação...
Riso nervoso durante a apresentação
Ah! Letras... Pedras que quero espalhar por todo o caminho.
(Mariana Mattos – Rondonópolis – MT)

Pois 
Eu
Dei um
Rápido
Amasso. 
(Márcia Ferraz – Natal/RN) 

Pedra
E
Dor
Riscam a
Alma.
(Andréa Vasconcelos- Natal/RN)

Preciosa
Emoção
Dói:
Respira
Amor.
(Ana Maria Spínola-Natal/RN))

Pus esta pedra no meio do caminho
Esperando que alguém retirasse.
De repente algo aconteceu:
Romeu foi e escreveu:
Amada, querida, o meu coração será sempre teu. 
(Iviana Lima – Campina Grande/PB)

Para 
Escrever um poema
Deixo a imaginação se abrir para a
Rua que trago no coração:
Amor. 
(Maria Deuza – Natal/RN)) 

Perdoar
E tolerar
Diante de uma amizade
Renovar com afeto
A grande reforma de gostar 
(Desterro Costa-Goianinha/RN)

Pé de bailarina
Elegante
Dançarina
Realiza ativamente
A fama de bailarina
(Desterro Costa – Goianinha/RN)

Para
Estudar
Deve
Realmente
Amar. 
(Diana Maia-Natal/RN)

Uma das professoras arriscou uma produção diferente: 

ACRÓSTICO EM TAUTOGRAMA
Pela porta passou, pulou pálido na
Estrada esburacada. Enlouquecido,
De dor desmoronou. Delirante,
Rezou, rogou
Alívio às almas atormentadas.  
(Maria Deuza – Natal/RN)

Produções de acrósticos de professoras, que ficaram sem marcar autoria

Papai um dia falou:
Esqueça, minha filha
Daqui por diante
Raramente te deixarei sozinha
Amo-te demais para partir. 

Pedro
Escreveu:
Dói
Roer
Amando.

Perguntei para Fiona:
E você, gostou?
De quê?
Raimundo 
Amando. 

Pareceu-me
Errado
Dar
Risos no
Adeus...

Durante o mini-curso foi estudada a história do poetrix, a criação desse gênero pelo brasileiro e baiano Goulart Gomes. Falou-se do MOVIMENTO INTERNACIONAL POETRIX – MIP, que está comemorando dez anos e da antologia “501 POETRIX PARA SE LER ANTES DO AMANHECER” que será publicada em comemoração. O ministrante do mini-curso, escritor José de Castro, estará presente com 6 poetrix nessa antologia, que deverá estar saindo até o final desse ano de 2010. 
Os participantes do mini-curso se entusiasmaram com esse gênero, que é uma alternativa ao haicai. O poetrix é um gênero mais aberto e que permite uma liberdade de criação maior que o haicai. A temática do poetrix é livre, pode ter até, no máximo 30 sílabas métricas. Enfatiza o minimalismo: dizer o máximo com o mínimo de palavras. 
Segue-se algumas das criações feitas pelas professoras (e por um professor) do mini-curso: 

POETRIX

COMPARAÇÃO
Paixão...
É como acidente:
Acontece de repente
(Rariosvaldo Oliveira-Natal/RN)

O BEIJO
Minha conversa é pouca:
O que tenho a te dizer
Prefiro dizer na boca. 
(Rariosvaldo Oliveira-Natal/RN)

DECLARAÇÃO
Pra não sofrer
Eu nunca irei te falar
O quanto eu amo você!!!!
(Rariosvaldo Oliveira-Natal/RN)

BEIJO
É leite
Que escorre
No seio da boca. 
(Maria Deuza – Natal/RN)

SOLIDÃO QUE DÓI
Colchão
Com mola
Soltada.
(Maria Deuza – Natal/RN)

LIBERDADE
Porta
Que quebrou
O trinco. 
(Maria Deuza – Natal/RN)

COMER
O gozo
Da língua
Esporrada no estômago. 
(Maria Deuza – Natal/RN)

LÁPIS
Materialização
De uma imaginação
Em ebulição. 
(Maria Deuza – Natal/RN)

PERNA
Um braço
Que abraça
Torto.
(Maria Deuza – Natal/RN)

PAIXÃO BRASILEIRA
Quarta-feira
Globo
Gol. 
(Selma Tintino – Natal/RN)

BOM PROFESSOR
Educa
Com ação
Educação.
(Selma Tintino – Natal/RN)

CRIANÇA 
Com um olhar
Um sorriso
Uma esperança. 
(Diana Maia- Natal/RN)

DIREITO
O jurista
Como autor
De um ato perfeito.
(Diana Maia- Natal/RN)

AMIGO VERDADEIRO
A literatura desperta a criatividade.
Para quem acredita
O livro é amigo de verdade. 
(Mariana Mattos – Rondonópolis/MT)

A PALAVRA-CHAVE
Da poesia é PALAVRA,
chave que não fecha, 
só abre.
(Andréa Vasconcelos-Natal/RN)

BOLSA DE MULHER
Fechada tudo se guarda.
Aberta,
pergunta-se: onde? 
(Rossana Andréa- Natal/RN)

FAMÍLIA
Meus 
três 
amores. 
(Marcilene Silva – Natal/RN)


NET
Uma
Janela
Aberta.
(Marcilene Silva – Natal/RN)



Um dos jogos propostos para se favorecer a criação de poemas rimados foi a brincadeira do: “estou pensando numa palavra que rima com.....” Uma pessoa pensa uma palavra e diz com que outra ela rima. As pessoas vão dizendo palavras que rimam com essa, até que alguém acerte qual é a palavra. Pode-se combinar a quantidade de tentativas máximas (por exemplo, 10 tentativas). Quem acertar vem para a frente e continua o processo. Assim se forma um BANCO DE PALAVRAS RIMADAS. A partir dessas palavras, selecionam-se algumas para a produção dos poemas. Recomenda-se entrelaçar as rimas. 
A partir desse jogo, nasceu um banco de palavras. 

Um professor pensou a palavra “POESIA”, que rima com ALEGRIA. 
Simpatia
Magia
Fantasia
Maria
Folia
Maresia
Padaria
Pia
Confeitaria
Sorveteria.
Galeria.
Poesia. 

Uma professora pensou a palavra REBECA, que rima com PETECA.
Moleca
Rebeca
Sapeca
Rebeca

Outra professora pensou em PAIXÃO, que rima com JOÃO. 
Coração
Emoção
Sabão
Pão
Maridão
Coleção
Eleição
Barão 
Bobão
Paixão.

Outra professora pensou palavra VERDADE que rima com CRIATIVIDADE. 
Idade
Atividade
Cidade
Felicidade
Bondade
Maldade
Simplicidade
Lealdade
Saudade
Cidade
Caridade
Honestidade. 
Amizade
Verdade.
 
A partir do banco de palavras gerado em sala, foram criados coletivamente  os seguintes poemas:

Atirei ao céu minha Poesia
Que voou, voou feito Peteca
Numa dança de muita Magia
Ah que poesia mais Moleca!!!

Hoje vesti minha Fantasia
Para alegrar seu Coração
Mas enferrujou-me a Maresia
E lá se foi minha Emoção

Não vale a pena viver sem Paixão
Que é a chave da Felicidade
Como uma linda Canção
Entoando o amor da Verdade

Além dos poemas rimados, foi visto também o BINÔMIO FANTÁSTICO, de Gianni Rodari. A partir de duas brincadeiras, gera-se dois bancos de palavras: 1) em ordem alfabética as pessoas vão dizendo o nome de um animal que viram no zoológico; 2) também em ordem alfabética, vão dizendo o que vão querer “comer no almoço... ou no jantar.”.
Surgem então nomes de animais com as letras do alfabeto (arara, borboleta, cabra, dromedário, ema, foca... e assim por diante até.... zebra, por exemplo). 
Surgem nomes de alimentos (arroz carreteiro, brócolis, camarão, doce de mamão, empada.... até onde se alcançar no alfabeto, por exemplo... vagem ou xerém... (tem comida com “z”?)... 
E, então, juntam-se animais e alimentos, formando-se um BINÔMICO FANTÁSTICO... A arara que come arroz carreteiro... A borboleta que come brócolis... A cabra que come camarão... E criam-se histórias ou poemas a partir desses binômios. 

Além desses jogos, foi feito o exercício de criação de história a partir da SINTAXE DO ACASO, proposta por Gianni Rodari, em seu livro A GRAMÁTICA DA FANTASIA (Summus Editorial). 
O professor entrega a 7 pessoas diferentes, 7 perguntas:
1. Quem era?
2. Onde estava?
3. Como se vestia?
4. O que fazia?
5. O que disse?
6. O que disseram os outros?
7. Como acabou a história?
As pessoas recebem as perguntas em sigilo e têm que responder sem se comunicarem entre si (ou seja, ninguém sabe o que outro está fazendo). Ao final de algum tempo, as pessoas são reunidas para darem a chave de suas respostas. Daí podem surgir histórias muito engraçadas, bem surrealistas. No caso do nosso mini-curso, a personagem era a apresentadora de TV Ana Maria Braga, dentro de um poço, vestida como um calçolão colorido, trabalhava com palavras, falou que os políticos sempre prometem e nunca cumprem, alguém disse que nunca havia visto alguém tão feio assim e a história teve um final hilariante, bem divertido. Depois, a história poderá ser retrabalhada de maneira coletiva. 

Apesar do pouco tempo disponível para o mini-curso, muitas outras coisas foram vistas. Claro que muita coisa ficou por ser dita. Por exemplo, não deu tempo de a gente trabalhar com trava-língua, com parlendas, com o cordel e com outros gêneros. Mas, na minha avaliação, apesar disso, creio que foi proveitoso para todos. Eu, como ministrante, confesso que me diverti bastante com as criações das professoras presentes e do único professor participante. Todos foram muito participativos e muito criativos. Foi um enorme prazer trabalhar com vocês. Com certeza, aprendi um pouco mais. E poesia é isso: emoção, sentimento, prazer e alegria de criar. Como convida José Paulo Paes: vamos brincar de fazer poesia?  

Um comentário:

  1. Olá Castro!
    Foi uma honra ter participado deste mini-curso,fiquei felicíssima! Só tenho a agradecer pelas contribuições, risos e inspirações. Espero revê-lo em breve... seja em terra potiguar, ou além mar.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho.
    Grande abraço,
    Mariana Mattos (Rondonópolis/MT)

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