segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PARLENDA UMA, DUAS ANGOLINHAS E SUA RELEITURA

Eu me lembro criança, lá em Minas, ouvindo meu pai Epaminondas recitar essa parlenda. Uma parte eu guardei na memória. Outra, tive que pesquisar para recuperar. Abaixo, segue uma releitura (recriação) que fiz: UMA, DUAS MENININHAS.

UMA, DUAS ANGOLINHAS (domínio popular) 

Uma, duas, angolinhas,
finca o pé na pampolinha.
O rapaz que jogo faz?
Faz o jogo do capão.
Conta bem seu Mané João
Conta bem que vinte são.
E recolhe este pezinho
Na conchinha de uma mão,
Que lá vai um beliscão.
É de rin-fon-fon!
É de rin-fon-fon!
Pede pilão e bate
Carne seca com feijão.
Orelha de gato
Não tem coração.

(domínio popular)


(releitura, recriação que fiz)



UMA, DUAS MENININHAS

Uma, duas, menininhas
Vão jogando amarelinha
Numa noite de São João.
Cante bem, meu amiguinho,
Cante bem essa canção:
Estrelinha quando brilha
Ilumina o coração.
Conta bem, meu amiguinho
Conta quantas estrelas são
Uma, duas, ou milhares
pra fazer constelação.
Um gato no pote,
Uma andorinha na mão,
Mamãezinha não me acorde,
Que o sonho tá bem “bão”...

6 comentários: