terça-feira, 16 de novembro de 2010

ENCONTRO LITERÁRIO

Hoje, dia 16/11/2010, atendendo a um convite da professora ILMA, tive o prazer de visitar a ESCOLA EMÍLIA (Natal/RN - bairro Cidade Satélite) e falar com as crianças de lá, alunos do ensino fundamental, da primeira à quinta série. Foi um encontro gostoso, no qual pude mostrar meus livros, declamar poemas e mostrar às crianças que o escritor é uma pessoa normal, como qualquer outra. Contei a história dos meus livros, falei do processo de criação. Fui entrevistado pelas crianças respondendo a muitas perguntas inteligentes que foram feitas. Fiquei impressionado com a vivacidade daquelas crianças. Houve um encontro pela manhã e outro pela tarde (tive direito à mordomia de ser buscado em casa pela diretora Ilma, pessoa simples, sensível, uma educadora nata). Tive a oportunidade de falar sobre a importância da leitura e da escrita em nossas vidas, falar sobre leitura de mundo. Procurei incentivar as crianças para a leitura como um ato lúdico, prazeroso. À moda de José Paulo Paes, convidei-os a "brincar de poesia". Mostrei a eles o quanto eu me divirto dentro do processo de criação, pois para mim a poesia tem que passar emoção, alegria e tornar o mundo mais feliz. Nesse dia pude apresentar, em primeira mão, as SETE PARLENDAS aqui postadas (seis delas de minha autoria, uma para cada dia da semana...) Essas parlendas foram escritas no dia de ontem, pois era uma segunda-feira e eu queria complementar os poemas, de maneira a ter um poema para cada dia. Deixei alguns exemplares do meu livro POEMARES e fiquei de levar os demais (A MARRECA DE REBECA e o A COZINHA DA MARIA FARINHA). O livro O MUNDO EM MINHAS MÃOS não pode ser deixado, pois sua edição já se esgotou, bem como o QUEM BRINCA EM SERVIÇO... (textos de humor). O interessante é que esse último livro é para adultos, mas as crianças gostaram muito de alguns trechos que li e deram ótimas risadas. Isso vem a provar que poesia e humor não têm idade. Quero registrar também que hoje autografei três livros lá na escola, o que foi motivo de grande alegria: um autor quer ver o seu trabalho sendo divulgado e apreciado. Aguardem novas produções, pois eu estou sempre escrevendo: com prazer e alegria, pois para mim ESCREVER É UMA GRANDE AVENTURA. Quero expressar o meu agradecimento à professora Ilma e a toda a sua equipe. E, claro, a todas as crianças que me trouxeram tanta alegria nesse singular encontro literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário