terça-feira, 12 de outubro de 2010

TÚNEL DO TEMPO (crônica poética para o Dia das Crianças)

Eu me lembro menino
às margens do rio Doce
comendo bagas de ingá...
na ponta da Ilha dos Araújos
aprendendo a nadar...
A solene Ibituruna
com sua santa tão pequena
lá de cima, Valadares a espiar...
Trens de ferro
Maria fumaça
minérios de ferro
seguindo  de Minas para o porto de Vitória...
Minha casa na Sete de Setembro
perto da Figueirinha
(zona boêmia, que os locutores
da Rádio Por um Mundo Melhor
chamavam: a parte mais alegre da cidade)...
Bolhas de sabão
flutuando no ar
sopradas em canudinhos de mamão...
Minha mãe, aos domingos
cozinhando frango com quiabo,
o cheiro gostoso do feijão temperado
no alho se espalhando pela casa ...
Minha professora, Dona Ester,
me presenteando com canetas
e livros de história: O Gato de Botas,
Pequeno Polegar, A Gata Borralheira...
Pequenos grandes heróis
da minha infância...
The Phantom (O Fantasma),
Roy Rogers, Flecha Ligeira,
Bat Man, Superman,
Bolinha, Luluzinha, os
Sobrinhos do Capitão,
Mandrake e tantas outras
personagens...
As novelas do rádio,
Jerônimo, o Herói do Sertão...
Serro Bravo foi seu berço natal,
com o moleque Saci pra ajudar,
e Aninha sua noiva a suspirar...
As Aventuras do Anjo
Um original de Moisés Weltman,
pelas ondas da Mayrink Veiga...
Hoje é dia de Rock, com Jair de Taumaturgo...
Bill Halley e seus cometas...
Nilo Amaro e seus cantores do ébano...
The Platters, dizendo Only You...
Oi, Tony, oi Cely (Campelo),
Um sapatinho eu vou
com laços cor de rosa enfeitar...
Carlos Gonzaga
cantando: Não te esqueças, meu amor,
que quem mais te amou foi eu...
Oh, Diana vem comigo sonhar...
Elvis Presley, baladeando
It"s now or never, come hold me tight...
tomorrow will be so late... Kiss me quick!!!!
O Cine Palácio
o Cine Odeon e o Cine Ideal
das matinês de domingo
com seriados de Rocky Lane
e Flash Gordon...
O cinema de rua, o Cine Poeira
com as comédias do Gordo e o Magro,
Stan Laurel, Oliver Hardy
Vinte Mil Léguas Submarinas,
com Kirk Douglas....
O Gavião e a Flecha,
com Burt Lancaster...
E o vento levou todas as lembranças,
nas dobras dos vestidos de
Olívia de Havilland...
E ficaram apenas os sopros
dos Morros dos ventos uivantes...
e um Castelo de um homem sem alma,
de A.J.Cronin...
E a solene Igreja Metodista
chamando aos domingos para
a escola dominical...
E as festas de fim de ano,
com mil anjinhos cantando:
Nasce Jesus, fonte de Luz...
E as árvores de Natal
piscam piscam multicores
por entre os pastores
guardando os rebanhos do mal
"numa noite tão fria e escura também..."
"Natal, Natal, é-nos nascido um Rei Divinal..."
E hoje estou aqui
nesta terra dos Reis Magos
fazendo brilhar
minha própria Estrela de Belém,
piscando para todos os homens
acima do mal e do bem....
"Criança feliz,
alegre a cantar...
alegre embalar
seu sonho infantil...
Hoje, no céu um aceno,
os anjos dizem "amém"
Porque Jesus Nazareno
foi criancinha também..."
Blém-blém-blém...
faz o sino de Belém...
Lá se vai o trem
na curva da estrada
apitando saudades...
Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....

E a vida continua...
e as lembranças insistem 
em espiralar nas canções
como fumaça: 
Smoke gets in your eyes...
E o tempo chora
uma lágrima de luz...
E uma trova me vem à lembrança,
dos meus tempos de criança:
"Iguais parecem quando a vida as solta
Mas no entanto elas não são iguais:
a primavera passa e depois volta
e a mocidade não nos volta mais..."  

Um comentário:

  1. Acho que Vc é mesmo o Castro do projeto SACI-INPE!
    Depois de ler "O Túnel do Tempo" me bateu uma certeza,estaria eu errada???
    Juçara de Vilhena Strafacci

    ResponderExcluir