sábado, 9 de outubro de 2010

ÓPERA DOS GATOS - 2 - A GÊNESE

A peça ÓPERA DOS GATOS foi escrita por mim no ano de 2004. Vejam vocês, há seis anos atrás. E permanece inédita, ainda, em livro. No momento, está sendo analisada por uma editora com vistas a uma provável publicação. Mas, o importante é que a peça FOI ENCENADA no Colégio Nossa Senhora das Neves, registrando-se a sua estréia oficial no dia 07 de outubro de 2010. E com uma montagem muito criativa do professor Val (direção)  e do professor Igor (composições musicais e arranjos), os quais conseguiram arregimentar um grupo de alunos do próprio Colégio, atores e atrizes muito expressivos e talentosos. Com mais calma, irei comentando minhas impressões sobre esse trabalho. Nesse momento, quero dizer como foi que a peça chegou até o Colégio das Neves. Ocorre que a Coordenadora do Laboratório de Informática do Colégio, a professora Andreia Mafra, foi minha aluna na UFRN, no curso de Pedagogia. E vimos mantendo, ao longo dos anos, uma sadia amizade. Então, recentemente estávamos conversando sobre literatura em geral e eu comentei sobre a minha peça. Ela se interessou e me pediu permissão para submeter o texto à direção do Colégio com vistas a uma provável encenação. Concordei. Ela encaminhou o texto à direção, que, tendo gostado, o repassou ao professor de Educação Artística, o qual abraçou o projeto e conseguiu fazer um trabalho muito significativo em linguagem teatral. Assim, expresso aqui a minha gratidão à professora Andréia Mafra, à direção do Colégio Nossa Senhora das Neves, aos professores Val e Igor e a todos os alunos atores e atrizes (e a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a peça ser encenada): muito obrigado. Vocês não imaginam a minha emoção em ver o texto criar vida no palco, de forma tão bonita, tão leve, tão MÁGICA!!!! Espero que esta peça tenha uma trajetória plena de SUCESSO, e que possa ser vista por muitas e muitas crianças, por adolescentes, por jovens e por muitas outras pessoas que ainda alimentam dentro de si a CRIANÇA INTERIOR. Numa próxima postagem pretendo dizer como me ocorreu a idéia da peça... Aguardem...

Um comentário:

  1. Castro, meu amigo, realmente a encenação da peça foi linda, um espetáculo.Quando levei seu texto para o Colégio, imaginei que teríamos um bom trabalho, pelo que conheço dos nossos alunos e professores envolvidos na área das artes, mas não imaginava que ficaria tão profissional como ficou. As atrizes e atores parecem até que já trabalhavam em teatro, foram ótimos. O grupo todo está de parabéns.
    Seria maravilhoso que outras platéias pudessem conhecer esse maravilhoso trabalho. Quem sabe...

    ResponderExcluir