domingo, 10 de outubro de 2010

POETRIX e HAICAI

O gênero POETRIX, criado pelo brasileiro e baiano Goulart Gomes, está comemorando 10 anos de vida. O Poetrix é um terceto alternativo ao haicai, diferenciando-se deste por algumas características. O haicai que também é um terceto, obedece a uma estrutura métrica de 5-7-5. Isso significa que o primeiro verso tem que ter 5 sílabas métricas, o segundo 7 e o terceiro, novamente 5 sílabas. A temática do haicai refere-se a elementos da natureza, ao tempo, às estações do ano e não tem título. O POETRIX é mais livre e mais solto. É um terceto que, geralmente, precisa ter título que integra o próprio poema. A soma da métrica dos três versos pode totalizar até 30 sílabas. A temática é inteiramente livre. Existe um MOVIMENTO INTERNACIONAL POETRIX - MIP, que é coordenado pelo inventor do poetrix, Goulart Gomes. Em comemoração aos 10 anos de existência, o MIP estará publicando uma antologia de poetrix, com autores brasileiros radicados em vários países. Título da obra: "501 POETRIX PARA LER ANTES DO AMANHECER". Quero dizer a vocês que eu tive o privilégio de ter sido convidado para integrar esta antologia. Estarei nela, com 6 poetrix de minha autoria. O lançamento desta obra deverá ocorrer até o final deste ano. Aguardem... Quem quiser ler alguns poetrix (e também haicais), poderá acessar o site Recanto das Letras. Convido-os a visitarem a minha página: http://www.recantodasletras.com.br/autores/josedecastro
Lá chegando, podem selecionar por gênero e localizar meus poetrix e meus haicais. Boa leitura a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário