segunda-feira, 11 de abril de 2011

SEMANA DO LIVRO INFANTIL

No dia 18 de abril, DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL, estarei compondo uma MESA REDONDA junto com a escritora Salizete Freire e com o escritor Juliano Freire na Assembléia Legislativa do Estado, dentro do FÓRUM DA REDE POTIGUAR DE ESCOLAS LEITORAS,  dedicado ao incentivo à leitura. Na oportunidade estarei dando o meu depoimento como autor de livro destinado às crianças. É claro que irei falar do meu primeiro livro: A MARRECA DE REBECA, que marcou minha estréia na literatura infantil, livro que foi publicado pela editora Paulus/SP. Falarei também dos outros livros: O mundo em minhas mãos (Ed. Bagaço/Recife), edição já esgotada. E do Poemares (Ed. Dimensão/BH), sem deixar de mencionar, claro, o A Cozinha da Maria Farinha (Ed. Paulinas/SP).


No momento, estou com alguns originais sendo analisados em editoras, incluindo-se uma peça teatral infanto-juvenil, a comédia musical ÓPERA DOS GATOS, que foi encenada pelo grupo de teatro dos alunos do Ensino Médio do Colégio das Neves, aqui em Natal. 


A Editora Dimensão (que publicou o POEMARES), está com o propósito de publicar um livro de minha autoria, ainda no decorrer deste ano de 2011,   contendo POETRIX, que é um gênero poético, tercetos, criado por um brasileiro, o baiano Goulart Gomes. 


No dia 19 de  abril deverei visitar a Escola Municipal Erivan França, na Zona Norte, para ter um contato com os alunos, de 1ª à 5ª série do Ensino Fundamental. Esta escola adotou o livro A COZINHA DA MARIA FARINHA e o está trabalhando junto às crianças. Gosto muito de estar junto ao público infantil, pois eles demonstram sempre muita curiosidade em relação ao ofício de escritor. Estarei por lá conferindo as releituras que os alunos vêm fazendo do meu livro. 


Espero que esses dois eventos sirvam para valorizar e incentivar o processo da leitura e sensibilizar as pessoas para a importância do livro e, especialmente, da literatura infantil para a formação de leitores críticos e, quem sabe, futuros autores.

Um comentário:

  1. Caro senhor Castro
    me chamo Wobjakson Soares dos Santos, sou professor na E. M. Jornalista Erivan França onde o senhor nos dará a honra de sua presença.
    Em primeiro lugar agradecer por ter aceito o convite, já que sabemos de sua agenda congestionada;
    2º pelo prazer de juntarmos criador e criatura, não é sempre que uma escola consegue isto.
    3º por ter se disposto sem nenhum ônus para o já debilitado orçamento escolar.
    Nossa quanta coisa a agradecer, mas é isso aí, o senhor mostrou ser merecedor de todos os agradecimentos.
    Agora uma pergunta e pra finalizar uma sugestão.
    Por que há um número de livros seus editados fora de seu estado, que como bem está postado em seu blog, o senhor tem o prazer de morar?
    Agora a sugestão.
    Que tal no próximo livro incluir em uma de suas aventuras literárias um bando de crianças e professores maluquinhos que se apaixonaram por suas rimas gostosas de se ler a ponto de nascer o desejo de juntar criador e crituras?
    Sem mais para o momento aguardo ancioso sua visita.
    Profº Wobjakson Santos

    ResponderExcluir