domingo, 15 de maio de 2011

SOU DAS MINAS DO OURO

Sou pássaro de fogo
Que canta ao teu ouvido...”

(Paula Fernandes, Pássaro de Fogo)

Tem  gente que já nasce predestinada ao sucesso. Mesmo que muita coisa conspire contra, um dia o reconhecimento chega. Estou falando de uma cantora mineira, autodidata no violão, que começou a cantar muito cedo, já aos 8 anos de idade. Essa cantora é Paula Fernandes, mineira de Sete Lagoas. Uma voz bonita, uma presença marcante. Cantora e compositora. Atualmente, depois que foi homenageada pelo Rei Roberto Carlos em seu show de Natal de 2010 na Globo, está quase se tornando uma unanimidade nacional. Muitos já dizendo que é a melhor cantora do Brasil. Realmente, é uma bela voz, com um timbre especial, alguém que canta com a alma e com o coração. E olhe que canta bem tanto em português quanto em inglês e em espanhol. Já foi trilha de novelas e hoje a mídia está muito atenta a todos os seus movimentos. Já frequentou os programas do Didi, da Eliana, da Hebe e também do Jô Soares. É a bola da vez. Mas, para chegar até aqui, ralou bastante. Ela conta a sua história, dizendo que chegou a ter dias em que ela e sua mãe tinham dinheiro apenas para uma refeição, um pastel a ser dividido pelas duas. Aliás, ela destaca o papel fundamental de sua mãe em sua carreira. Uma mãe que, desde cedo, acreditou nela e tudo fez para que ela não desistisse do seu sonho de ser cantora. Um sonho que hoje está se consolidando.

O mercado musical é uma jornada difícil. Aliás, como tudo relacionado à arte neste País. As barreiras que um artista tem que ultrapassar são enormes. Seja ele cantor, compositor, pintor, ou escritor, há que fazer um malabarismo enorme para ser reconhecido. E, convenhamos, muitos talentos acabam ficando enterrados. Felizmente Paula Fernandes está conseguindo vencer todos esses desafios e vem se firmando nesse concorrido mercado fonográfico.

O seu disco Pássaro de Fogo, lançado em 2008, pela Universal Music, lhe assegurou um Disco de Platina, por ter alcançado mais de 80 mil cópias vendidas (na verdade, mais de 95 mil cópias).

Seu último lançamento Paula Fernandes ao Vivo, ocorrido em 2011, alcançou a marca de 200 mil cópias vendidas em apenas dois meses. O disco traz sucessos como Meu Eu em Você, Pássaro de Fogo, Quando a Chuva Passar e Pra você, parceria com Zezé Di Camargo.

A maioria dos artistas sertanejos – e de outros gêneros também -  a admira, ela que começou sua carreira com músicas gravadas por Victor e Léo e fazendo parcerias com Zezé Di Camargo e gozando de prestígio junto a cantores como Sérgio Reis, Almir Sater, Leonardo e tantos outros desse gênero. No You Tube  pode-se encontrar vídeos dessa cantora fazendo as mais variadas interpretações de músicas, tanto em português como em espanhol e em inglês. Um destaque especial para a sua interpretação de Índia e Tocando pra Frente, ambas com o cantor Leonardo, além de Jeito de Mato, trilha da novela Paraíso, junto com Almir Sater na viola. Já o álbum Dust in the Wind não vendeu tão bem (cerca de 45 mil cópias), mas foi um passo significativo na carreira da cantora, incluindo sucessos como The Boxer.

Para encerrar, segue a letra de uma de suas músicas,  Seios de Minas, que a define muito bem:

“Eu nasci no celeiro da arte no berço mineiro...
Sou do campo da serra onde impera o minério de ferro...
Eu carrego comigo no sangue um dom verdadeiro,
De cantar melodias de Minas no Brasil inteiro...
Sou das Minas de ouro, das montanhas gerais,
 Eu sou filha dos montes, das estradas reais...  
Meu caminho primeiro vem brotar dessa fonte...  
Sou do seio de Minas, esse estado diamante...”  

Quem quiser ouvir esse “pássaro de fogo” lá das Gerais, acesse os links abaixo e veja dois clipes dessa mineira revelação que vem encantando pela sua simplicidade, pela sua simpatia, pelo seu sorriso carismático e, acima de tudo, pelo timbre especial de sua voz.


Um comentário: