terça-feira, 31 de maio de 2011

José de Castro no programa XEQUE-MATE da TV-U em 2008


O escritor José de Castro foi entrevistado em 2008 no programa XEQUE-MATE da TV-U. Este programa é coordenado pelo professor Ruy, que conta com uma equipe de alunos do curso de Comunicação Social como entrevistadores. Nesse programa, o escritor falou de sua carreira como educador (professor do Departamento de Educação), como Diretor da TV-Universitária e fala também de sua carreira como autor de literatura para crianças. 

José de Castro no programa XEQUE-MATE da TV-U em 2008

José de Castro no programa XEQUE-MATE da TV-U em 2008

JOSÉ DE CASTRO NO CONTEMPORÂNEO





PROJETO MASSA DE LETRAS
Lançamento do livro VALORES, ESSÊNCIA DA VIDA

Escritor José de Castro faz palestra sobre a importância da leitutra e da escrita para a formação de VALORES. 


Hoje, dia 31/05/2011, aconteceu no Colégio Contemporâneo Potilândia - Natal/RN, o lançamento do livro VALORES, ESSÊNCIA DA VIDA, produzido pelos alunos do referido Colégio.

Na ocasião, o escritor José de Castro fez uma palestra sobre a importância da leitura e da escrita na formação de VALORES. Destacou a importância do papel dos pais nesse processo, através do exemplo de vida. E também através da leitura compartilhada junto a seus filhos. A formação dos valores inicia-se em casa e tem prosseguimento na escola e ao longo da vida.

O autor falou também acerca da importância dos cuidados que os pais devem ter com o acesso que seus filhos têm na Internet, um campo fértil para a veiculação de valores. E, assim como se encontram coisas boas,  também há muito "lixo" nessa mídia. Há que se ter um acompanhamento dos pais e uma orientação crítica.


Apresentou poemas e textos alusivos a Valores contidos em seus livros, incluindo o poema DO CONTRA, um trava-língua que fala da AMIZADE (o primeiro valor apresentado no livro VALORES, ESSÊNCIA DA VIDA). "Na amizade não conta quem é do contra", diz o poema.

O autor apresentou também trechos do seu livro O MUNDO EM MINHAS MÃOS, que trata de um dos valores abordados no livro dos alunos do Colégio Contemporâneo: PRESERVAÇÃO.

O que você faria se tivesse o mundo em suas mãos? Decerto, deveria tratá-lo com muito carinho "como faz o pássaro cuidando dos seus filhotes no ninho..."

Os alunos do Colégio Contemporâneo estão trabalhando com vários livros de José de Castro: A COZINHA DA MARIA FARINHA, A MARRECA DE REBECA, POEMARES, tendo feito RELEITURAS de seus poemas.

José de Castro fez a entrega dos livros aos alunos escritores, parabenizando-os pelo trabalho de reflexão que fizeram nessa obra a respeito de alguns valores que precisam ser considerados e praticados.

Na solenidade, destaque-se a presença do Deputado Estadual Hermano Morais e da vereadora Lucinha, de Parnamirim, que prestigiaram esse lançamento que faz parte do projeto social MASSA DE LETRAS, que atende a 26 escolas públicas. Na ocasião, os kits de livros foram entregues a essas escolas que deverão utilizá-los como obras de referência junto aos seus alunos.

Nas fotos pode-se ver o autor ao lado da Direção do Colégio e também da equipe de professores e fazendo a entrega dos livros aos alunos do colégio.

A Direção, os professores, os alunos e todos os envolvidos nesse importante projeto social estão de parabéns. Que iniciativas como essa sejam imitadas.

O Colégio Contemporâneo, com esse projeto está praticando um dos valores contidos no livro hoje lançado: SOLIDARIEDADE. Está sendo solidário com outras escolas que precisam de materiais didáticos para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico junto aos seus alunos.

Que esses VALORES possam ser uma importante semente para a criação de um mundo melhor.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

DOIS ACRÓSTICOS DE ANIVERSÁRIO - TÂNIA MARIA




Acróstico I (Tânia Maria)

T  ernuras, carícias,
A braços e beijos
N este dia especial.  
I nefáveis bênçãos te
A lcancem hoje e sempre.

M elodias canta o meu coração
A legremente em doce louvor e
R egozijo pela tua vida. Que seja
I nfinita a tua felicidade e que o
A mor e a  Paz de Deus estejam contigo.

Um Feliz Aniversário para você, Tânia Maria, meu amor!!!!!
Salve o dia 28 de maio!!!!!!!!!!!!!!!!!

(José de Castro, 28/05/2011)  

Acróstico II (Tânia Maria)

T razes nas mãos virtuosas as
A gulhas que tecem estrelas
N a noite do meu viver. Assim,
I luminas o meu caminhar para
A lém do além dos reinos do amor.

M inha vida na tua se completa e
A ssim vamos juntos caminhando e
R eafirmando no coração a certeza e a
I mensa alegria de nos sabermos
A lmas gêmeas, para sempre em comunhão.

Feliz Aniversário, meu amor!!!!!!!

(José de Castro, 28/05/2011)  

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DOIS POETRIX e um POEMA SOLTO

poetrix

ACREDITE SE QUISER...
Congresso de ateus:
tudo correu bem,
graças a Deus...


VERSOS    S O L T O S

Sopra o vento
É tempo
De ouvir o coração...

Montanhas, pássaros
Céus , nuvens
Estrelas, amplidão...

Um sonho secreto
Você e a lua
Nua solidão...

Deixe a alma voar
e bailar feito
brisa-canção...

Silêncio na noite
Um verso de estrela
Faz calar o coração...


poetrix

UMA FLOR NO CÉU
E uma abelha
Em lua de mel
Faz zum-zum de amor...


segunda-feira, 23 de maio de 2011

DEZ POR CENTO DO PIB JÁ

EDUCAÇÃO: A PONTA DO ICEBERG

O pronunciamento da professora Amanda Gurgel/RN diante da Assembléia Legislativa do RN durante a audiência pública sobre educação, visto por milhares de pessoas no YOU TUBE,  foi muito importante para uma retomada das discussões em torno da educação no Brasil. Na verdade, não há nenhuma novidade no que a professora corajosamente colocou. A novidade mesmo foi o tom e a autoridade com que ela “desafiou” o sistema. Porque todos nós sabemos que as questões salariais são uma das pontas do iceberg do problema educacional no País, com muitos outros aspectos que também são críticos.
 
Salários aviltados temos em quase todas as categorias profissionais. E esse é um ponto importante a ser considerado, pois os salários espelham a valorização que as autoridades dão a uma determinada área. Impossível se comparar o salário de qualquer vereador, de qualquer cidade do país, com o salário dos professores da grande maioria dos estados da federação.

Os estados que melhor remuneram os professores são, pela ordem: Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, com médias salariais de R$ 3.360,00, R$ 2.004,00 e R$ 1.879,00, aproximadamente. O Estado que pior remunera seus professores é o de Pernambuco. Mas, das 27 unidades federativas,  16 delas asseguram uma remuneração de seus professores da educação básica abaixo da média nacional.

Tenho a firme convicção de que a melhoria da qualidade da educação – pela qual o povo brasileiro inteiro anseia – passa, necessariamente, pela correspondente melhoria no salário dos professores. Muita gente acha que não. Eu digo sim. E as razões são por demais óbvias. É claro que um professor remunerado de maneira digna vai ter melhores condições de vida nos âmbitos de habitação, alimentação, vestuário, saúde, transporte, lazer e cultura, sem falar em outras dimensões importantes.

Pergunto: com o salário que recebe hoje, um professor pode ter o seu carro próprio? Pode ter computador? Pagar serviços de internet? Comprar livros todo o mês? Assinar revistas? É claro que não. E vem a outra pergunta: será que um professor mal remunerado consegue dar boas aulas? Não venham me falar em idealismo e nem tampouco em sacerdócio. O que precisa haver é reconhecimento da importância do papel do professor como formador de cidadãos críticos, de seres pensantes. E para isso ele precisa de ter as mínimas condições de acesso ao mundo da tecnologia, ao mundo dos livros e da cultura, dentre outras dimensões importantes para se firmar como cidadão atuante na sociedade.

É evidente que, além dos salários, outros aspectos importantes precisam também ser considerados: incentivo à progressão na carreira, valorização da formação profissional, equipamentos escolares – biblioteca, computadores, acesso à internet -, gestão democrática, projeto político-pedagógico, participação da família na vida escolar, dentre outros.

É claro que os investimentos nessa área precisam ser melhorados para que o País possa realizar o sonho da melhoria da qualidade da educação. Não é à toa que hoje, a partir da fala da professora Amanda Gurgel, diretamente aqui do Rio Grande do Norte para todo Brasil, se ouve um coro de brasileiros tuitando: 10% do PIB Já!!!!! 

No fundo, no fundo, a questão da educação no Brasil não é meramente uma questão salarial: é uma questão de VERGONHA NA CARA!!! Falta um projeto político de educação para o País, a curto, a médio e a longo prazo. Qual será a face do nosso País daqui a 20 anos, sem um PROJETO EDUCACIONAL ABRANGENTE que comece HOJE? E, aqui entre nós, seria muito oportuno que COMEÇASSE exatamente refletindo no bolso dos professores da educação básica!!!
Mais uma vez: 10% do PIB Já!!!!!!!